segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sobre José

                A história de José sempre me fascinou. Sua fidelidade a Deus mesmo quando tudo dava errado; o perdão aos irmãos; a sabedoria pra controlar o alimento para  povo (não deixando faltar, nem sobrar) e sua atitude sempre centrada, sempre equilibrada. Se fosse em nossos dias, eu diria que José era “o cara”. - rs
                A Bíblia não menciona, e nem dá sinais de que José tenha reclamado de tudo o que passou. Mas dá provas que ele não deixou o Deus de seus pais. O que deve ter sido muito difícil, já que onde estava (Egito),  as pessoas acreditavam em muitas outras coisas.
                Mas estudando sua história essa semana, passando pelo texto de Potifar, notei uma semelhança com Adão, que nunca tinha associado.
                Na casa de Potifar José tinha de tudo. Ele dava ordens, controlava entradas e saídas, tinha seus benefícios... A única coisa vedada a ele era a esposa de Potifar (kkk também né, pega leve – só faltava o cara liberar a mulher),  e ao que tudo indica, a mulher era muito bonita – e o pior: não é que ela tentava José? Mas ele manteve a postura, e não cedeu aos caprichos da mulher.
                Aí, te lembrou Adão também? Com um pequeno detalhe: Adão cedeu, enquanto José se manteve.
                O restante da história você já sabe: José foi pra prisão, decifrou o sonho de um preso, depois o sonho do rei e aí, foi governar o Egito.
                O detalhe que fez a diferença na vida de José tem um nome: obediência. E o que me deixou mais intrigada ainda foi que, se José foi capaz, com toda a tragédia que aconteceu com ele, então eu também sou.
                Eu quero pelo menos tentar ser uma pessoa melhor, mais obediente e sincera com Deus – com menos dúvida sobre Seu amor por mim, e mais agradecida com as bênçãos que Ele me dá.
                E você, quer se juntar a mim nessa tentativa? - rs

Um comentário:

  1. Boa! COmparação q eu tbm nunca tinha feito... Agora, pra mim, na boa, o maior exemplo bíblico desta característica, é Daniel... não só pq é o nome do meu irmão e do seu marido!!! Hahaha
    To gostando.... já da pra ser pregadora hein! Sugestão do próximo post? Daniel.... rs...

    ResponderExcluir